Exames

AUDIOMETRIA

A audiometria é realizada pelo fonoaudiólogo para medir a capacidade de uma pessoa para ouvir diferentes sons, tons ou frequências. O exame é feito com fones de ouvido, em cabine acústica, e identifica possíveis alterações auditivas.

DUPLEX SCAN VENOSO E ARTERIAL

De origem inglesa, o nome duplex scan significa digitalização dupla e é um método que visa analisar os sistemas vasculares e fluxo sanguíneo em busca de anormalidades.

Também chamado de ecodoppler vascular ou ultrassonografia vascular, o procedimento une a tecnologia doppler à imagem ultrassonográfica anatômica bidimensional, sendo indolor e não invasivo. Ou seja, não é usada radiação ou é necessário injetar substâncias para sua realização.

ECOCARDIOGRAMA

O ecocardiograma é um exame de ultrassonografia do coração que fornece imagens obtidas através do som. Através dessas imagens, o médico especialista pode analisar se o coração está batendo normalmente, e se o fluxo sanguíneo está adequado

ELETROCARDIOGRAMA – E.C.G

O eletrocardiograma é um exame que deteta a atividade elétrica do coração. Cada contração do músculo cardíaco ou das válvulas do coração é comandado por pequenos impulsos elétricos gerados no próprio coração. O ECG consegue identificar os padrões normais de transmissão e geração destes impulsos elétricos.

ELETROENCEFALOGRAMA – E.E.C.G

Eletroencefalograma (EEG) ou eletroencefalografia é um exame que permite o estudo do registro gráfico das correntes elétricas espontâneas emitidas no cérebro, através de eletrodos aplicados no couro cabeludo, na superfície encefálica ou até mesmo dentro da substância encefálica.

EXAMES LABORATORIAIS

EXAMES OFTALMOLÓGICOS

Os exames oftalmológicos servem para descobrir a capacidade visual do paciente. Para um oftalmologista, numa simples olhada, é possível visualizar, de maneira superficial, se seus olhos estão com boa saúde ou não. Entretanto, uma olhada por cima não é o suficiente.

Os olhos escondem muitas doenças silenciosas, pois além de alertar para doenças oculares, os exames oftalmológicos são igualmente essenciais para a detecção de outras doenças, tais como diabetes, presença de tumores, hipertensão arterial dentre outras. Contudo, para o funcionamento saudável dos olhos, exames oftalmológicos de prevenção são primordiais. Chamados também de exames de vistas, são tão importantes quanto qualquer outro tipo exame de saúde.

Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial – MAPA

MAPA é uma sigla para Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. Isso significa que o exame é uma forma de aferir a pressão arterial de um paciente, para monitorar oscilações e picos que podem indicar hipertensão.

O exame geralmente é feito durante 24 horas, para que o médico tenha dados da pressão arterial do paciente enquanto dorme e enquanto executa suas tarefas diárias. O MAPA é um exame indolor, que conta com um pequeno aparelho eletrônico automático, que vai fazer várias medições da pressão ao longo do dia. Ele é acoplado à uma braçadeira – também chamada de manguito – que fica presa por velcro no braço do paciente e é inflada pelo aparelho a cada medição.

Normalmente, o braço escolhido para colocar a braçadeira é o não-dominante, para não atrapalhar nas atividades da rotina do paciente. O medidor eletrônico pode ser levado no bolso ou mesmo na cintura, preso por uma fivela no cinto, por exemplo.

Importante: muitas pessoas confundem o MAPA com outro exame, o Holter. O Holter é um exame de monitoramento cardíaco, para avaliar e identificar arritmias, não tem relação alguma com o monitoramento da pressão arterial. Ele funciona como um eletrocardiograma portátil, com eletrodos presos ao peito do paciente e um pequeno monitor digital. De forma semelhante ao MAPA, o Holter também monitora o paciente por 24 horas.

PREVENTIVO

O preventivo, conhecido também como exame Papanicolau, é um teste realizado em mulheres que já iniciaram a vida sexual e tem objetivo de detectar os primeiros sinais de desenvolvimento de câncer de colo de útero ou demais doenças sexualmente transmissíveis que acometem os órgãos genitais feminino, prevenindo a evolução ou complicações.

A grande maioria das lesões que evoluem para o carcinoma de colo de útero são provocados pelo HPV, um vírus que pode ser evitado pelo uso de preservativos de barreira, como a camisinha.

ULTRASSONOGRAFIA GERAL E COM DOPPLER

A ultrassonografia, também conhecida por ecografia e ultrassom, é um exame de imagem diagnóstico que serve para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo. Quando o exame é realizado com Doppler, o médico consegue observar o fluxo sanguíneo dessa região.